PSICOMOTRICIDADE
O movimento é a primeira manifestação na vida do homem, por isso a educação psicomotora sem dúvidas é essencial e indispensável ao desenvolvimento motor e intelectual da criança. Na psicomotricidade encontramos alguns elementos básicos como esquema corporal, imagem corporal, tonicidade, lateralidade e equilíbrio, que devem ser trabalhados nesta área. A psicomotricidade está presente nos pequenos gestos e em todas as atividades que levam em consideração a motricidade de uma criança.
Nas escolas, as dificuldades na aprendizagem estão intimamente ligadas ao desenvolvimento motor, devido a isso, a educação psicomotora é tão recomendada pelos educadores na atualidade. Através de atividades lúdicas as crianças aprendem, divertem-se e se relacionam com o mundo real onde estão.
Para que haja uma educação psicomotora de qualidade à criança, deve-se levar em conta o respeito ao seu nível de desenvolvimento.
A Educação Física é uma disciplina muito importante na escola no que se refere ao desenvolvimento motor, psicológico, afetivo e social dos alunos. Na educação infantil o educador deve se atentar ao desenvolvimento psicomotor da criança respeitando sempre a diversidade biológica, oferecendo experiências diversificadas e compatíveis com a faixa etária em trabalho, que poderá possibilitar durante o processo de aprendizagem uma autonomia no seu potencial gestual.
É verdade que a psicomotricidade tem que estar atrelada aos meios metodológicos para a integração desse processo de aprendizagem, com a possibilidade de se auto-conhecer, explorar-se de acordo com o ambiente, e a busca pela totalidade do ser humano. E Priorizar um desenvolvimento em que estimula um indivíduo dinâmico, criativo, capaz de considerar valores no decorrer do ensino, interagindo o indivíduo com a sociedade, estimulando a construção do conhecimento por meio das estruturas psicomotoras.
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO
Existem ainda na maior parte das escolas de nosso país uma afinidade grande com teorias conservadoras e tradicionais no ensino, onde acabam por descaracterizar a os benefícios da psicomotricidade na área da educação. Onde educadores se voltam para a escrita e a leitura, obtendo posteriormente dificuldades de resolver alguns problemas apresentados pelos alunos. Neste caso, se uma ação educadora de cunho psicomotor for visto com bons olhos, os problemas citados poderiam ser evitados ou eliminados na própria instituição escolar. Pois a psicomotricidade permite à criança, desenvolver capacidades básicas como por exemplo as intelectuais.
O professor possui papel fundamental no desenvolvimento psicomotor tanto de crianças ditas normais quanto em crianças portadoras de necessidades especiais, podendo contribuir na estimulação do desenvolvimento cognitivo, de aptidões e habilidades, na formação de atitudes através de uma relação saudável e estável, criando uma atmosfera de segurança e bem estar para a criança, levando sempre em consideração a sua individualidade. Antes da alfabetização acontecer, a criança deverá ter experimentado varias situações como por exemplo fazer movimentos amplos com objetos, exercitar movimentos de pinça com o polegar e o indicador, movimentar as articulações das mãos, braços, pulsos, para que se perceba os tipos de pressão, de resistência, de temperatura, textura e formas dos objetos.
O educador poderá proporcionar ao aluno uma certa liberdade durante um situação não diretiva para que se realize experiências com o corpo indispensáveis no desenvolvimento mental e social.
A IMPORTÂCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA AFETIVIDADE E NA PERSONALIDADE DA CRIANÇA
Segundo Le Boulch (1969) a psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontaneos e atividades corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade.
Desta forma, está área do conhecimento possui grande importância, pois os indivíduos usam seu corpo como linguagem para transmitir suas reações, sentimentos e emoções. O lugar da criança neste sentido é o do prazer sensório-motor, da expressividade psicomotora e de comunicação.
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NA ATENÇÃO
O desinteresse pela atividade proposta pelo professor pode ser originado da afetividade e corresponder assim aos problemas de organização da personalidade, já por outro lado, a desatenção pode ser provocado pela forma com que o educador propõe a matéria, que acaba levando a criança a uma certa passividade nas aulas. Partindo dessa premissa, a escola deve ser um ambiente atrativo e divertido, onde as crianças podem aprender com atividades mais prazerosas e o professor fazer um trabalho psicomotor integrado à atividade escolar. A criança precisa aprender a inibir seus impulsos motores ou verbais, sendo o professor o mediador dessa ação, utilizando exercícios para o controle tônico e um relaxamento conduzido com cuidado.
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
O intelecto se constrói a partir do exercício físico, que tem uma importância fundamental no desenvolvimento não só do corpo, mas também da mente e da emotividade. A educação psicomotora privilegiando a experiência vivida pelo aluno e levando em conta a cronologia das etapas do desenvolvimento, representa uma ajuda insubstituível para atingir as funções mentais mais elevadas no decorrer da escolaridade.
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA LEITURA E NA ESCRITA
A leitura e a escrita são uma forma de se comunicar e a educação psicomotora é muito importante neste caso, pois contribui significativamente para com desenvolvimento de habilidades como a dominância manual, conhecimento numérico, movimentos dos olhos esquerda/direita, coordenação motora refinada para a escrita, manejo adequado do lápis na mão, folhear páginas do caderno, discriminação de sons, perceber a escrita no papel em tamanho adequado, proporção de altura e largura das letras, espaço entre as letras e outros. O professor poderá trabalhar baseando-se numa perspectiva psicomotora as áreas da: lateralidade, habilidades conceituais, coordenação visual e conceitual, percepção audidiva, orientação espacial, percepção visual, comunicação e expressão, orientação têmporo-espacial, análise e síntese.
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA MATEMÁTICA
A matemática expõe relações de quantidade, espaço, tamanho, ordem, distância e muito mais. Neste sentido, a criança desenvolve o seu pensamento lógico-matemático de acordo com a vivência de materiais (objetos de várias formas) expostos a ela anteriormente. Para que isso ocorra o professor ou os pais da criança podem oferecer brincadeiras com quebra-cabeças, caixas, objetos em grandes quantidades, objetos em menores quantidades e etc.
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA SOCIALIZAÇÃO
Desde o início do desenvolvimento psicomotor inicia-se o processo de socialização, uma vez que o equilíbrio da pessoa só pode ser pensado pela e na relação com o outro.
De acordo com Le Boulch (1987), a socialização é função da boa evolução da imagem do corpo próprio.
A melhor maneira de levar um indivíduo anti-social a integrar-se num grupo é desenvolver inicialmente suas aptidões pessoais e consolidar sua imagem do corpo, sendo as atividades coletivas vindo em segundo plano.
REFERÊNCIA:
LE BOULCH, J. Educação psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre. Artmed, 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário